Como estimular o seu filho a comer alimentos saudáveis
Daiane Lino

21/08/2024

Mom Fuse

Em um mundo repleto de opções alimentares rápidas e muitas vezes pouco nutritivas, promover uma alimentação saudável para nossos filhos tornou-se uma prioridade fundamental para garantir seu bem-estar e desenvolvimento ideal. A nutrição adequada desempenha um papel crucial na formação de hábitos saudáveis, na prevenção de doenças e na promoção de um crescimento equilibrado. Alimentos ricos em vitaminas, minerais e nutrientes essenciais não só sustentam o corpo das crianças, mas também influenciam positivamente sua capacidade de concentração, energia e humor. Portanto, investir em uma dieta nutritiva é investir na saúde a longo prazo e na qualidade de vida de nossos pequenos. Neste guia, vamos explorar como tornar a alimentação saudável uma parte prazerosa e natural do dia a dia das crianças, promovendo escolhas inteligentes e hábitos que beneficiarão a família como um todo.

 

 Torne a refeição um momento agradável

Se é de diversão que o seu filho gosta, que tal transformar a hora de comer em uma das mais legais do dia dele? Quando for preparar o prato, deixe ele o mais colorido possível, misturando o feijão com a cenoura e a abobrinha, por exemplo. Você também pode tentar criar algumas figuras no prato, utilizando os alimentos.

Apostar em cortes variados, servir vegetais com um molho gostoso ou mesmo oferecer à criança no jantar os itens do café da manhã que ela mais gosta pode ser uma maneira de fazer com que ela se interesse pela refeição e se mantenha alimentada. 

Quer mais uma dica? Deixe a criança montar o próprio prato, escolhendo o que quer comer entre as opções disponíveis e acomodando cada alimento. Ajude-a somente no caso de ter colocado muita ou pouca coisa no prato.

Convide a criança a colocar a mão na massa

Imagine só a carinha do seu filho ou filha quando você perguntar se ele quer te ajudar a preparar o almoço do dia? De acordo com especialistas, o contato com o alimento desperta na criança uma curiosidade de sensações que repercute de forma positiva no apetite. 

Esse auxílio pode ser simples, como pedir à criança para que ela descasque uma fruta, se ela já tiver idade para isso; separar as porções dos alimentos em diferentes panelas; ajudar a escolher os alimentos no mercado ou na feira e lave as frutas e os vegetais quando já estiverem em casa, opções não faltam.

Se quiser tentar incluir a criança em um preparo mais elaborado para a sua idade - e fazer com que ela se orgulhe de comer o alimento feito por ela -, que tal adquirir um livro de receita infantil? Os preparos costumam ser adequados para cada idade e esse será mais um momento de interação entre pais e filhos.

 Evite distrações na hora de comer

Por mais difícil que seja prender a atenção da criança ao ato de comer, o recomendado é evitar deixar a televisão ligada, olhar o celular durante a refeição ou qualquer tipo de jogo. No caso da TV, por exemplo, propagandas de outros alimentos podem fazer com que o pequeno se interesse por comidas menos nutritivas do que aquelas preparadas em casa.

Se for possível, reúna toda a família na hora do almoço ou do jantar. A interação proporcionada por esses momentos ajuda a melhorar a autoestima da criança, pois trabalha seus hormônios da felicidade, sem contar que são favoráveis na missão de fazer com que o pequeno se alimente mais e melhor. 

 Não ofereça recompensas pela comida

Ao oferecer doces para que a criança coma certos alimentos que ela não gosta muito, pode dar a sensação de que os doces são muito melhores do que a comida em si, além, claro, de aumentar o consumo de açúcar, o que não é indicado. 

Ao invés de fazer essa troca, que tal motivar o seu filho a continuar descobrindo novos sabores a cada dia? Até mesmo escolher um dia da semana para que ele se sirva de uma sobremesa saudável, como iogurte ou frutas. 

 Dê o exemplo

Não adianta ficar triste e ter momentos de tensão durante as refeições porque a criança não quer comer bem, se os próprios pais não dão o exemplo. 

Selecione alimentos variados e saudáveis e mostre-os à criança quando estiver preparando o seu prato. Fale sobre as características desses alimentos enquanto estiverem comendo, usando a criatividade: que tal contar histórias usando os alimentos como personagens?

Quanto mais a criança puder se espelhar no exemplo dos pais durante a alimentação, maiores são as chances dela se interessar pela comida e querer se alimentar bem e com a família. 

Aproveite as nossas dicas para melhorar a alimentação do seu filho e tornar a hora de comer um momento ainda mais prazeroso. Esteja presente, incentive a criança a conhecer os alimentos e saber, desde cedo, como a alimentação saudável faz bem para a saúde. 

Fonte: Drogaleste

PUBLICIDADE
© 2024 YesMarilia - Informação e entretenimento

Todos os direitos reservados