Lady Nounou
Os sintomas da menopausa parecem assustadores, mas a verdade é que nem sempre eles devem acompanhá-la por muito tempo. Em boa parte dos casos, eles fazem parte de uma transição do organismo, mas tendem a melhorar com o passar dos meses. No entanto, há hábitos que podem contribuir para a melhora dos sintomas caso eles estejam incomodando muito. Confira alguns deles:
Faça terapia de reposição hormonal
Uma das possibilidades de tratamento para a menopausa é a terapia de reposição hormonal. Como o nome indica, ela consiste em uma otimização das taxas de hormônios no corpo da mulher, feita por meio da suplementação dessas substâncias. No entanto, essa terapia não deve ser feita por muito tempo, pois pode trazer alguns possíveis riscos para a saúde. Sendo assim, é fundamental que você dialogue abertamente com o seu médico sobre os prós e contras, verificando se o tratamento é ou não indicado para o seu caso.
Mantenha a hidratação em dia
Manter o corpo hidratado é essencial para todas as fases da vida. E não é para menos, já que o nosso corpo é composto principalmente por água. No entanto, durante a menopausa, essa preocupação não deve se tornar algo do passado.
Nessa fase, o seu organismo também exige um grande aporte de água, sobretudo por conta de pontos como o ressecamento da pele. É fundamental supri-lo de dentro para fora, facilitando que as reações aconteçam e o seu corpo fique mais saudável e ativo nesse período.
Pratique atividades físicas
Por falar de corpo ativo, vale ressaltar a importância das atividades fisicas. Esse tipo de prática não pode ficar de fora do planejamento de uma mulher na menopausa.
Além de ajudar no controle do peso, os exercícios ajudam a combater o estresse, permitem um maior equilíbrio dos hormônios e colaboram até para que você possa dormir melhor.
A boa notícia é que você não precisa necessariamente se matricular na academia. Caso não goste desse tipo de atividade, escolha uma que faça você feliz. Caminhada dança corrida, natação, hidroginástica: há muitas opções e certamente uma delas será perfeita para o seu dia a dia.
Organize seu sono
Como mencionado anteriormente, as atividades físicas são ótimas para ajudar na regulação do sono, principalmente se não forem praticadas durante a noite. E dormir bem é algo fundamental nesse período.
Além de fazer exercícios, invista em uma boa higiene do sono. Ou seja: tente dormir e acordar sempre no mesmo horário e evite o uso de eletrônicos por cerca de duas horas antes de se deitar.
Pouco a pouco, seu organismo vai entendendo que aquela é a hora de dormir. Invista também em chás e outras estratégias que talvez ajudem.
Capriche nas vitaminas
Durante a menopausa, é comum que o corpo da mulher precise de algumas vitaminas e substâncias extras para funcionar a todo vapor. Então, converse com o seu médico sobre a necessidade de suplementação ou mudanças alimentares que podem ajudar nesse momento.
Alguns dos nutrientes (vitaminas ou não) que ajudam nessa fase são a vitamina D, o ômega 3, o cálcio e o zinco. Tenha uma orientação adequada com o profissional responsável.
Tenha uma alimentação variada
Uma das melhores maneiras de obter nutrientes é por meio da alimentação. Então, capriche em seus alimentos!
A dica é investir em uma dieta bem variada, com poucos alimentos processados e mais “comida de verdade”. Faça pratos coloridos e busque o equilíbrio sempre que se alimentar. Lembrando que esse hábito também ajuda na manutenção de um peso mais saudável.
Não se esqueça das consultas ginecológicas
Por fim, não podemos deixar de orientar sobre manter suas consultas ginecológicas em dia. A frequência ideal será determinada pelo seu médico, como veremos a seguir, mas é muito importante não faltar.
Nessas consultas, você não só vai tirar as suas dúvidas sobre os assuntos referentes à menopausa, mas também fazer exames de check-up para avaliar se está tudo bem.
Essa é uma época em que a vigilância sobre vários problemas de saúde aumenta por isso a atenção ginecológica é parte essencial de todo esse processo.
Fonte:Vidasaudavel