Compulsão alimentar

18/04/2024

Que comer é bom, não restam dúvidas! Mas e quando a fome passa do controle e começa a ficar vinculada às questões emocionais? A compulsão alimentar é uma condição capaz de prejudicar a qualidade de vida do indivíduo, trazendo outras doenças relacionadas, tais como a obesidade, problemas cardíacos e à circulatórios, bem como excesso de gordura no fígado, entre outros. Mais de 70 milhões de pessoas no mundo sofrem de algum distúrbio alimentar. Os problemas com a comida estão diretamente relacionados à questões de ordem emocional.

O ideal é realizar um tratamento multidisciplinar e entender como eles funcionam. A seguir, você poderá compreender quais são os sinais da compulsão alimentar, que é um tipo de distúrbio e como tratá-la.


O que é compulsão alimentar?

A compulsão alimentar é caracterizada por episódios frequentes na vida de uma pessoa, nos quais há descontrole do que é consumido. Nesses casos, sempre acaba-se ingerindo muito mais comida do que o necessário, sendo a preferência por alimentos gordurosos e doces.

Em muitos casos, se dá por certos gatilhos, seja uma situação constrangedora pela qual o indivíduo passou, uma privação grande de algo, relacionamentos abusivos e conturbados, crises de ansiedade, assim como depressão e até um período de dietas muito restritivas.

Contudo, um fato importante é que quem come compulsivamente já tem, dentro de si, questões internas ligadas à comida que podem ser acionadas por esses gatilhos.


Sintomas da compulsão alimentar

Quem sofre com a compulsão alimentar costuma apresentar alguns sintomas muito característicos. São eles:

• Ingestão de grande quantidade de comida, mesmo sem fome;
• Não prestar atenção no que está comendo e, quando se dá conta, comeu muito mais do que o habitual;
• Após terminar de comer, grande sentimento de culpa;
• Comer muito rápido;
• Comer em quantidade normal socialmente e comer escondido em maior volume;
• Prazer enquanto está comendo, sensação de fugir dos problemas;
• Estar com sobrepeso ou obesidade;
• Pensar sempre no que vai comer depois, mesmo que tenha acabado de fazer uma refeição;
• Por fim, pouca preocupação com a saúde.

Esses sintomas podem estar presentes em pessoas que tenham compulsão alimentar, em menor ou maior escala. Se você perceber que está sem controle do que come, pensa muito em comida ou apresenta qualquer um dos sintomas acima, procure ajuda médica para tratar o quanto antes.


Como tratar a compulsão alimentar

Quanto antes começar o tratamento, mais rápido e eficaz ele pode ser, mas é bom lembrar que todas as pessoas com compulsão alimentar podem alcançar a cura, basta ter dedicação e cumprir o tratamento médico.

Por fim, a compulsão alimentar deve ter o tratamento feito por profissionais, de modo integrado. Ou seja, é importante haver um médico para acompanhar os exames, um nutricionista para passar uma dieta adequada e, por fim e não menos importante, um psicólogo, que vai ajudar a identificar as causas da compulsão alimentar, os gatilhos que podem causá-la e como controlar os momentos de fome extrema.

O mais importante de tudo é conseguir identificar que você está tendo esse problema, e buscar ajuda para efetuar esse tratamento. Muitos sofrem com obesidade por não conseguirem identificar este distúrbio. Estou aqui para te dizer que você é capaz de vencer esse problema, como é capaz de realizar muitas coisas que se propõe fazer.

PUBLICIDADE
© 2024 YesMarilia - Informação e entretenimento

Todos os direitos reservados