Divulgação
A seguir, você confere uma lista de alimentos inflamatórios e também conhece aqueles que combatem o problema.
Carne vermelha
Por ter proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos, a carne vermelha, quando ingerida em excesso, induz o fígado a produzir uma substância que causa inflamação nas artérias.
Além disso, devido ao seu alto teor de gordura saturada, também provoca uma resposta inflamatória do corpo. Mas não precisa excluir da dieta!
O ideal é limitar o consumo de carne vermelha a 500 g por semana, o que equivale a cerca de cinco bifes. Sempre que possível, a carne deve ser consumida cozida, assada ou grelhada. Evite a versão frita.
Ultraprocessados
Alguns alimentos são altamente processados ou ultraprocessados. Isso significa que eles possuem muitos ingredientes adicionados, como açúcar, sal, gordura e corantes ou conservantes artificiais. Contém também aditivos como cores e sabores artificiais ou estabilizadores.
E, conforme vimos acima, esses itens desencadeiam inflamações no organismo. Exemplos desses alimentos são: as refeições congeladas, refrigerantes, fast-food, biscoitos, bolos e salgadinhos.
Açúcar
Quando ingerimos alimentos ricos em açúcar, há dificuldade do organismo em processá-lo. Sendo assim, são liberados mensageiros pró-inflamatórios, as citocinas, que trazem prejuízos para o sistema imunológico.
Além do açúcar refinado, doces, sorvetes, caldas e outros alimentos açucarados e industrializados e os de panificação, que são ricos em carboidratos simples, fazem parte desta lista.
Gorduras trans
São consideradas as mais perigosas para a saúde, já que contêm adição de hidrogênio e óleos vegetais líquidos. Esta composição é altamente inflamatória e aumenta o risco de doenças cardíacas, diabetes e colesterol.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que a ingestão de gordura trans não ultrapasse 1% do total de calorias diárias.
Frituras
Por estes alimentos serem ricas em gorduras saturadas, as frituras fazem mal ao organismo, especialmente se o consumo for exagerado e fora de uma dieta equilibrada.
Já o consumo de óleos vegetais, como de coco, de palma e dendê, estão relacionados a quadros inflamatórios; por terem na sua composição gordura saturada e ácidos graxos, que facilitam o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos.